quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ritmo e Musicalidade

Ao trabalhar a música com os alunos, estamos trazendo benefícios importantes  como:
• A valorização da autoestima, uma vez que aos indivíduos é permitido realizar as  atividades em seu próprio ritmo.
• A interação social. Em muitos casos, algumas incapacidades se devem ao  isolamento do indivíduo.
• O desenvolvimento das capacidades motoras, da força muscular e da fala, que  podem ser alcançados por meio de atividades musicais que contenham  movimentos e palavras.
• O desenvolvimento de todas as facetas da audição, como, por exemplo, a  sensibilização ao som, a audição sequencial e a memória. 
• O estímulo total do cérebro. Tanto o lado direito (afetivo) quanto o esquerdo  (lógico), são, igualmente, estimulados durante um programa ativo em música. 

A música parece provocar mudanças na conduta de crianças com  necessidades especiais fazendo com que adaptem melhor à vida escolar,  contribuindo para sua interação social e melhor rendimento nas atividades de  aprendizagem (JOLY, 2003, p. 82).”


JOLY, I. Z.L. Música e educação especial: uma possibilidade concreta para promover o desenvolvimento do indivíduo. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 28, n. 2, p. 79-86, 2003.



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