Ao
trabalhar a música com os alunos, estamos trazendo benefícios
importantes como:
• A
valorização da autoestima, uma vez que aos indivíduos é permitido
realizar as atividades em seu próprio ritmo.
• A
interação social. Em muitos casos, algumas incapacidades se devem
ao isolamento do indivíduo.
• O
desenvolvimento das capacidades motoras, da força muscular e da
fala, que podem ser alcançados por meio de atividades musicais
que contenham movimentos e palavras.
• O
desenvolvimento de todas as facetas da audição, como, por exemplo,
a sensibilização ao som, a audição sequencial e a memória.
• O
estímulo total do cérebro. Tanto o lado direito (afetivo) quanto o
esquerdo (lógico), são, igualmente, estimulados durante um
programa ativo em música.
“A
música parece provocar mudanças na conduta de crianças com
necessidades especiais fazendo com que adaptem melhor à vida
escolar, contribuindo para sua interação social e melhor
rendimento nas atividades de aprendizagem (JOLY, 2003, p. 82).”
JOLY, I. Z.L. Música e educação especial: uma possibilidade concreta para promover o desenvolvimento do indivíduo. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 28, n. 2, p. 79-86, 2003.
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